quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO: MAIS UMA VEZ O NORDESTE FICA NO ESCURO!

A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o secretário executivo do ministério, Márcio Zimmermann, que acompanhavam uma reunião na Petrobras, no Rio de Janeiro, na tarde desta quarta, estão reunidos com a equipe do ONS. A prioridade do operador, de acordo com a assessoria do ministro, é restabelecer a energia o mais rápido possível.
Nordeste sofre apagão e Chesf avalia extensão: O apagão que atingiu praticamente todo o Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), deixando apenas o Estado do Maranhão de fora, teve origem no Piauí. A informação foi confirmada por uma fonte da Companhia Hidro Elétrica de Pernambuco (Chesf). O problema começou na estação de Ribeiro Gonçalves, localizada no Piauí, que não é de responsabilidade da estatal, e sim da Eletronorte, outra empresa do sistema Eletrobras. Como o sistema elétrico nacional é interligado, a falha sobrecarregou as linhas e resultou no blecaute.
O blecaute começou às 15h08. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h desta quarta. Aos poucos, por volta das 16h18, a energia começou a ser restabelecida nas sete capitais do Nordeste onde foi registrado apagão.
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país. Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26. (DO PORTAL G1, SÃO PAULO / NE 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário