segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ARTIGO: A nossa política em partes.

*Por Bruno Ricelli

Pois é amigos, com uma semana tão movimentada nos bastidores da política municipal, não poderíamos debater apenas um assunto em nosso artigo, vamos nessa semana tentar falar de tudo um pouco. Então vamos lá:
EMANCIPAÇÃO JÁ: depois de aprovado no Senado Federal, o projeto de Lei que devolve as Assembleias Legislativas à autonomia de criar novos municípios, o distrito de Pão de Açúcar, vê o sonho da emancipação cada vez mais próximo de se tornar realidade. No final das contas, será bom para Taquaritinga quanto para Pão de Açúcar, que poderão ter prefeitos mais próximos da população, mas é claro que sem o voto consciente essa luta não valerá de nada, para ambos.
NOS TRIBUNAIS: uma notícia que pegou todos de surpresa foi à sentença proferida pelo juiz Romel Patriota, condenando o ex-prefeito e atual vereador Jânio Arruda (PSD), a mais de 4 anos de reclusão, perda de mandato e inelegibilidade. Tudo por conta de que, quando prefeito Jânio teria usado a máquina pública de forma irregular, para ajudar pessoas do município. Notificado, o ex-prefeito já move um recurso que será impetrado no Tribunal de Justiça do Estado, e que certamente será acatado, por na própria sentença existir pontos a serem contestados em esfera jurídica superior, e com certeza novas cenas desta ‘novela’ surgirão.
‘UNIÃO’: pois é, aquilo que seria questão de tempo aconteceu antes do previsto, à união entre o prefeito Evilásio (PSB) e o ex-vereador Demir (PMDB), foi celebrada esta semana. Uma adesão de peso, para o ‘PALANQUE’ do prefeito, embora tal ‘união’ tenha sido celebrada já em meados do ano passado, quando Demir quis atropelar o processo de escolha do candidato da oposição, como não conseguiu lançou-se candidato a prefeito beneficiando diretamente o candidato socialista, ali começara tal ‘união’. Resultado Evilásio fortalece seu grupo, e Demir passa de futuro aliado para desde já comandado, bom para o prefeito, ‘cômodo’ para Demir.
APOIO SEM DISCURSO: o prefeito Evilásio, irá enfrentar uma parada dura em 2014, defender a candidatura presidencial do atual governador de Pernambuco Eduardo Campos (aquele mesmo, que deu as costas à nossa região). Para o prefeito, será o peso da conjuntura partidária, a ser paga. Pois não será fácil, esconder a presença do governo Dilma em Taquaritinga, que foi inclusive um dos fatores decisivos para reeleição do prefeito, com obras estruturadoras para o município, enquanto que o governo midiático do neto de Arraes, não conseguiu sequer resolver o problema da única escola estadual de Pão de Açúcar, que funciona dentro de uma escola municipal, e que foi inclusive um dos ‘calos’ enfrentados pelo prefeito para poder se reeleger. É nada mais difícil do que um apoio sem discurso.

*Bruno Ricelli, estudante universitário e Presidente do PCdoB em Taquaritinga do Norte.

OBS: Os artigos publicados no Blog do Elisberto Costa não refletem necessariamente a opinião do Blog e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário