segunda-feira, 28 de outubro de 2013

COLUNA QUESTÃO DE OPINIÃO: "Punição para Corrupção"

*Por: Professor Marcos Augusto

Quantos políticos corruptos você conhece? E quantos são realmente punidos? O desvio de recursos públicos condena a sociedade ao subdesenvolvimento econômico crônico. Por isso, o combate à desonestidade na administração pública deve estar constantemente na pauta de quem se preocupa com o desenvolvimento social e sonha com uma sociedade melhor.
Muitos debates existiram e existem sobre a punição de corruptos. Funcionário público, ministro, secretário de estado ou parlamentar condenado por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa poderão ter os direitos políticos suspensos por tempo determinado. Acredito que não basta só "a suspensão dos direitos políticos" e sim condenação em regime fechado, esses que envergonham a sociedade deveriam estar na cadeia.
Alguém pode lembrar de algum político corrupto que esteja realmente preso ? Todos nós, devíamos nos lembrar, pois todos os fatos foram manchetes exaustivas, por um período de meses, em todos os órgãos da imprensa: Televisões, Jornais, Rádios. Não se tem o que negar, pois todos os escândalos do Mensalão, foram públicos e notórios. Tudo, sendo documentado, filmado e gravado (com vídeos e áudio), fotos, depoimentos dos acusados e de diversas testemunhas, confissões, CPIs, julgamentos, condenações públicas e declaradas, expulsões de partidos, renúncias de mandatos (após reconhecerem, participação e envolvimento na teia de atos indecorosos e reprováveis), esses envolvidos no Mensalão como estão hoje??
Aqui em nossa região também existiram incontáveis por aqui existiram mestres em fazer desmandos administrativos, produzir funcionários fantasmas, superfaturamento, e a punição? Até agora nada.
Deve ser considerado também que a corrupção não é exclusividade dos políticos. Eles são o retrato da nossa sociedade. Então só criticá-los e achar que só eles são corruptos, é, no mínimo, ingenuidade. Eles corrompem sozinhos? E os empresários que oferecem propinas? Servidores públicos que cobram propinas para liberar autorizações e licenças? Os políticos também fazem parte e são os maiores responsáveis mas não estão sozinhos.
O primeiro passo para acabarmos com a corrupção é admitir que ela existe em todos os níveis de sociedade.  Só apontar para os políticos também não adianta, o maior problema é a falta de punição.

*Marcos Augusto é professor de Geografia, Especializado em Gestão Escolar, Gestão de Marketing em pequenas e médias empresas. Natural de Taquaritinga do Norte atua como Coordenador na Escola José Bezerra de Andrade e como Diretor da escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva, e é proprietário do Blog Dália Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário