domingo, 17 de novembro de 2013

ARTIGO: VIVA A JUSTIÇA!

*Dr. Paulo Lima

A manchete estampada ontem, na primeira página do “DIÁRIO DE PERNAMBUCO” me deixou pensativo e por isto mesmo resolvi escrever alguma coisa sobre a prisão dos chamados “mensaleiros”. Nela estava estampada a foto de JOSÉ DIRCEU e JOSÉ GENOINO -  dois dos maiores expoentes do PT, no primeiro governo Lula -  e logo abaixo estava escrita a frase que dá título a este artigo. E por isto mesmo fiquei a pensar, se seria caso de darmos realmente vivas à justiça, com o entusiasmo estampado nos jornais.
Antes que vocês pensem que estou defendendo “mensaleiros” esclareço que não gosto do PT, nem tampouco dos métodos que o Partido dos Trabalhadores usa para se manter no poder, não tão elogiáveis, reconheçamos. Entretanto, quer queiramos quer não, temos que reconhecer, por uma questão de justiça, que no governo do PT o Brasil mudou e mudou para melhor. Talvez seja por isto mesmo que a nossa classe média, da qual faço parte, não se conforme até hoje com a ascensão de um operário ao poder. O Brasil é assim mesmo. Parece que a maioria das pessoas só está satisfeita com a desgraça alheia. Mesmo que estejam todos atolados na m... (desculpem o termo).
Lembro-me muito bem, da era Collor, quando aquele elemento, quando Presidente do Brasil, hoje Senador da República, vejam vocês, confiscou a poupança de grande parte dos brasileiros, somente permitindo que fossem sacados cinquenta nem sei mais o que, em dinheiro. A princípio foi uma festança! Era gente comemorando nas ruas a desgraça alheia e todos sabemos no que deu.
Não está sendo diferente no momento atual, por isto a minha preocupação e daí pergunto aos meus botões, será que devemos dar mesmo vivas à Justiça? Será que a justiça neste caso foi feita? Será que se estivessem no banco dos réus alguns políticos ligados a outros partidos, como o PSDB, por exemplo, o resultado seria este?
 Todos vimos como se deu o julgamento, que levou os “mensaleiros” à cadeia, julgamento este que me pareceu ter nítida conotação política. Não quero entrar no mérito da condenação, mas num estado democrático de direito não me parece correto, justo, e preocupa-me sobremaneira que quase todos torçam por uma condenação e fiquem satisfeitos com a mesma, condenação esta que já sabíamos, eram favas contadas. Parece-me a vingança da classe média capitaneada pela grande imprensa, com a chegada ao poder de um operário, muito embora Lula tenha se safado de ser processado e preso. E indago: cadê a presunção de inocência, princípio consagrado constitucionalmente, se você assiste a um julgamento já sabendo do seu resultado? 
Isto é deveras preocupante, mormente porque não vemos até o momento o mesmo ímpeto pela agilização de outro processo, o chamado “mensalão tucano”, por exemplo, envolvendo um dos maiores expoentes do tucanato – o ex-governador EDUARDO AZEREDO – e segundo consta foi o embrião do chamado “mensalão do PT”.  Parece que apesar da aparente indolência o processo será julgado ano que vêm. Vamos aguardar para ver. E o que dizer de Collor? A denúncia do seu irmão que restou comprovada, da prática de uma corrupção sem precedentes na história do País, levou-o para fora do poder, mas não para trás das grades. Maluf está aí, livre leve e solto, como diz a canção, rindo da cara da gente. O mesmo digo em relação ao banqueiro DANIEL DANTAS e outros tantos que não lembro no momento. E  diante desta constatação volto a indagar, será que devemos mesmo dar mesmo vivas à justiça? O tempo é quem vai dizer.
 Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário