sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ARTIGO: Do berço ao berço.

*Por Henrique Cavalcanti

Esta frase não muito se explica mas que contém um conceito genial, primordial, aplicável e fundamental nos tempos atuais. Por mais genial que seja o conceito, não quer dizer que seja de fácil implementação, principalmente se a busca for exclusivamente pelo lucro a curto prazo e visão míope de gestão.
Esse conceito foi criado por William McDonough e Michael Braungart, eles apresentam a alternativa, propondo um sistema de produção circular que não gere resíduos. O conceito trata do desenho (projeto) de produtos e dos respectivos processos produtivos de modo que todas as partes (componentes e matérias primas) envolvidas na produção desses produtos possam ser totalmente reutilizadas em novos processos produtivos depois que estes produtos forem descartados.
NÃO SE DEVE CONFUNDIR ESTE CONCEITO COM RECICLAGEM, É BEM DIFERENTE. Um exemplo típico é a reciclagem do papel. Após ser utilizado (folhas brancas), a reciclagem do papel, irá produzir papel de qualidade inferior, e talvez, meio amarelado.
No conceito do berço ao berço (cradle to cradel design), o reprocessamento do produto descartado irá criar um novo produto de qualidade igual ou superior ao original. Isto não quer dizer que seja para a mesma aplicação ou para o mesmo mercado.
NO BRASIL já existem algumas empresas que começam a pensar na reutilização de seus resíduos. É o caso de uma indústria em Franca (SP) que criou o primeiro sapato biodegradável, é decomposto no meio ambiente em aproximadamente cinco anos, enquanto o convencional demora mais de 250 anos.
PROBLEMAS NO MODELO E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO, entretanto, o reaproveitamento integral dos produtos depende de muito mais que boa vontade. Atualmente, o próprio modo de produção dificulta a separação de resíduos. É o caso as embalagens de biscoitos, que mistura alumínio em plástico impossibilitando a reciclagem.
Para um maior entendimento do conceito, veja esse vídeo abaixo:

*Henrique Cavalcanti é agente de desenvolvimento econômico de Pernambuco e empresário do ramo de construção Civil. É Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Pesqueira (ACEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário