sábado, 22 de março de 2014

NÃO VAI TER COPA!

*Dr. Paulo Lima

Coloquei este título de forma proposital, para chamar a atenção de vocês, minha meia dúzia de fiéis e pacientes leitores, isto porque, queiramos ou não, vai ter copa sim.  Entretanto a pergunta que fica é a seguinte: o Brasil precisa realmente de uma copa do mundo? Acredito que não. É evidente que não se pode radicalizar a ponto de se pretender sabotar a realização desse importante evento esportivo, como querem alguns grupos, nem tampouco causar vandalismo nem depredações, como se pretende, tentando impedir a sua realização. A democracia não se firma nesses valores, se é que podemos chamar isso de valores. Entretanto a verdade inafastável é que um País com as gigantescas desigualdades sociais como o nosso não poderia nunca ter privilegiado este evento em detrimento de outras necessidades, infinitamente mais importantes, tais como a saúde e a educação.
Já imaginaram se estes milhões ou bilhões (não tenho nem ideia do tamanho da conta) que foram e estão sendo aplicados na construção de estádios de futebol, tivessem sido direcionados para melhorar a educação de nossas crianças e jovens, multiplicando as escolas em tempo integral?  E a saúde? A nossa população não estaria infinitamente mais satisfeita se a aplicação desses recursos tivesse sido direcionada para a melhoria do atendimento do povo nas nossas unidades de saúde? Sei que estou sendo óbvio e, portanto me penitencio, mas o tema não pode levar a outra conclusão que não seja esta.
E não se venha alegar que os estádios de futebol em construção têm a participação de empresas privadas, e que o capital público aplicado voltará a título de pagamento dos empréstimos feitos pelos bancos públicos, a exemplo do BNDES, posto que isso não passa de lorota e das boas!  O dinheiro é público e dificilmente voltará aos cofres públicos!   Em verdade, o PT, mais uma vez, fugindo aos seus princípios fundamentais, pratica a nefasta política do pão e circo, outrora por ele tão combatida!
E a pergunta que fica é a seguinte: se o PT ainda fosse oposição teria apoiado a copa?  E a nossa PETROBRÁS, hem?
Esta semana os grandes jornais de nosso País não falam noutra coisa senão a compra superfaturada de uma refinaria de petróleo em Passadena, no Estado do Texas, Estados Unidos, e que causou ao Brasil um prejuízo de aproximadamente um bilhão de reais! É certo que a PETROBRÁS é uma empresa de economia mista, sujeita ao risco do mercado. No entanto, duvido que uma empresa totalmente privada tivesse realizado um negócio tão desastroso! Na verdade, desastrosas mesmo são as explicações da Presidente DILMA ROUSSEF - que à época da realização do nefasto negócio se encontrava à frente do Conselho de Administração da petroleira - e dos dirigentes da estatal, tentando justificar o injustificável, já que mais uma vez vemos dinheiro público descendo pelo ralo, ou melhor, enchendo as burras de alguns privilegiados, já que, como sabemos, o capital social da empresa é predominantemente público!
O que não me conforma, no entanto é, mais uma vez, a atitude nefasta dos picaretas do PMDB (eita roçado de cabras-safados), tentado criar uma CPI para investigar estes fatos quando sabemos, que, em verdade tudo não se passa de um jogo sujo, digno da pior e mais repulsiva chantagem!
É necessário, sim, que estes fatos sejam investigados. No entanto, não se pode fazer uso dos mesmos para se tentar aumentar os tentáculos no poder como tenta fazer o PMDB. Para tanto temos duas instituições sérias, a exemplo da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, posto que o PMDB já deu mostras suficientes  que não é um partido político sério. E, diriam vocês, qual o partido político sério “nesse País de mãe preta e Pai João”? Cala-te boca...
E por falar nisso, deixo aqui a minha sugestão. Ao invés de se levar adiante esse movimento, já que a copa é um fato irreversível, que tal se criar um movimento para acabar com essa safadeza toda? Vou sugerir o tema: FORA PMDB!

Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário