sexta-feira, 14 de março de 2014

VOLTA, LULA?

*Dr. Paulo Lima

Com a crise deflagrada pelo chamado “blocão”, denominação que foi dada nestes dias a uma dezena de picaretas que se encontram aboletados, de forma indevida, no Congresso Nacional, muitos desses exercendo posições de mando no PMDB, ressurge o movimento pela volta da candidatura de LUIZ INÁCIO a Presidente do Brasil.
Todos nós, que gostamos de política, sabemos onde está a raiz do problema. A questão, ao meu sentir, não é somente a forma de governar da Presidente DILMA ROUSSEF, nem tampouco do nosso sistema de governo, chamado de presidencialismo de coalizão, onde o governante, aparentemente, não tem condições de levar o governo adiante sem a maioria dos congressistas ao seu lado. Em verdade, fazendo uso de uma afirmação corrente: “o buraco é mais embaixo”.
Ora, faça-me o favor!
E desde quando a volta de LULA é solução para alguma coisa?
Em verdade – e me perdoem os que pensam de forma contrária – se esses que se dizem insatisfeitos com a forma de governar da Presidente DILMA ROUSSEF tivessem sucesso no seu intento e fizessem com que o Partido dos Trabalhadores desse um golpe branco, tirando DILMA ROUSSEF, que é a candidata natural do partido, para colocar LULA em seu lugar, estariam cavando a sua sepultura.
É que, como costumo dizer, todos temos o nosso tempo e o tempo de LULA passou. E com isto não quero dizer que LULA não seria eleito,absolutamente!
É evidente, que, se LULA fosse o candidato no lugar de DILMA ele seria eleito no primeiro turno, ou alguém duvida? Entretanto, repiso, ele estaria em maus lençóis, pois diante do panorama político que vemos atualmente, em pouco tempo não teria condições de governabilidade, face os acordos e conchavos políticos que seria obrigado a fazer. Um exemplo bem claro é a quantidade de ministérios que foram criados nos últimos anos, cujo resultado não foi mais que o inchaço monstruoso da máquina administrativa, para tentar saciar a sede dessa dezena de mafiosos, sem qualquer resultado útil para o bem estar do nosso País e da nossa população.
E porque DILMA ROUSSEF não fala a verdade? O que ela teme, afinal? Sim, pois não me venha ela dizer, como disse esta semana, que o PMDB só lhe causa alegrias!(?) Será que alguém acredita numa coisa dessas? Não seria mais fácil que ela dissesse que, em verdade está sendo chantageada por uma dúzia de mafiosos, daí a crise que se instalou no Planalto, nesses últimos dias?
A culpa, meus caros, é dessa dezena de salafrários que, tal qual a máfia siciliana, espalhou os seus tentáculos pelo Congresso Nacional e quer, a todo custo, aumentar cada vez mais os seus ganhos, por força do exercício do mandato, numa fome de poder e de fortuna, contínua e insaciável, e não tem remédio que cure. Perdão, existe sim. O remédio é simples: informar e educar.
É necessário, pois, que se conscientize cada vez mais o cidadão ou cidadã, pela necessidade de valorizar o seu voto, deixando de fazer com que o mesmo perca esse poder de barganha. Eu sempre costumo dizer que o nosso voto é tão valioso que não tem nenhum dinheiro no mundo que pague. E se a Presidente do nosso País falar a verdade, ela também estará dando a sua parcela de contribuição. Chega de hipocrisias.
Abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário