sexta-feira, 30 de maio de 2014

Zé Augusto apresenta PEC da Segurança Pública

O deputado federal José Augusto Maia (PROS/PE) apresentou na tarde desta quinta-feira (29), junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Proposta de Emenda à Constituição, que prevê a criação do Fundo Constitucional voltado à Valorização Profissional e Desenvolvimento da Segurança Pública (FUNDESP), estabelecendo critérios de transferência de recursos da União para os Estados, princípios e condições ao desenvolvimento da gestão da Segurança Pública.
Segundo o deputado Zé Augusto, “a Segurança é um dos pontos básicos na vida do cidadão, como Saúde e Educação. Porém, apesar dela ter sido tema de campanha de vereadores, deputados, governadores, senadores e candidatos à Presidência da República, só o discurso foi às ruas e pouco foi feito no sentido de combater a violência”.
O FUNDESP está sendo proposto justamente para dar formalidade e obrigatoriedade aos investimentos na área de Segurança, semelhante ao que é feito com a Educação através do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), onde parte dos recursos enviados aos Estados e Municípios (60% - sessenta por cento), é destinada obrigatoriamente para salários e o restante em investimentos com equipamentos e etc.
Em seu discurso, o deputado destacou: “Já passou da hora de investirmos e nos armarmos contra os criminosos. Ninguém suporta mais a violência no país. Precisamos cobrar as responsabilidades dos governos e das polícias, mas também fazermos a nossa parte. E acredito que a criação do Fundo da Segurança é a base para o sucesso no combate à violência”.
Com a PEC da Segurança aprovada, caberá ao Governo Federal investir 3 % de sua renda líquida, compartilhando esses recursos com todos os Estados da União. Mas para o Estado receber os recursos do FUNDESP, terá que cumprir as metas definidas nele, por exemplo: Número mínimo de policiais exigidos de acordo com a população, demonstrativo periódico de queda dos índices de violência, programa de cargos e salários das policias civis, militares, corpo de bombeiros, agentes penitenciários e outras metas a serem definidas por lei complementar. (Assessoria Parlamentar / Deputado Federal José Augusto Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário