segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O GLOBO / ELEIÇÕES 2014: Lideranças de Taquaritinga do Norte ajudam a dar única vitória de Aécio em Pernambuco

 
RECIFE — Além do orgulho de ser “PPP” – “primeiro prefeito preto” de Taquaritinga do Norte, como ele costuma se definir – o prefeito dessa cidade do agreste pernambucano, José Evilásio Araújo (PSB), tem agora outro motivo para se destacar: o seu município foi o único do estado onde o candidato do PSDB, Aécio Neves, venceu a presidente Dilma Rousseff, no último domingo.
O tucano obteve 51,52% dos votos contra 48,48% da petista na chamada “Dália da Serra”, como a cidade – localizada a 164 quilômetros do Recife - é mais conhecida. No primeiro turno, Aécio havia ficado em terceiro lugar, com apenas 14,15% da votação, contra 36,86% de Dilma na localidade. No estado, Dilma teve 70,2% dos votos, ganhando a eleição em 183 dos 184 municípios pernambucanos, no último domingo. Ela havia perdido para Marina no primeiro turno em Pernambuco, e também em Taquaritinga, onde a ex senadora obteve 47,72% em cinco de outubro.
O povo aqui tem juízo, graças a Deus. Todos sabem que o município, como ente federado, só recebeu desprezo da presidente Dilma Rousseff. Se até antes de 1988, os municípios com menos de 50 mil habitantes tinham direito a 75% do bolo, hoje só têm acesso a 30%. Não tem como sobreviver, e o povo sabe disso. No tempo do Presidente Lula, ele achava um meio de compensar as perdas com desoneração de IPI, não tirava nossa autonomia. Mas Dilma só faz dar o benefício com chapéu alheio. Ela não está nem aí para os prefeitos, o povo entendeu isso e votou na oposição — disse.
Ele afirmou ainda que fez campanha para Marina no primeiro turno e para Aécio no segundo, adotando o porta-a-porta não só na área rural como na parte urbana. Disse que sua gestão pode ter ajudado a influenciar os eleitores. Uma gestão “revolucionária”, segundo o prefeito, com muitos programas sociais que “não são assistencialistas”. Mesmo assim, há 3 mil pessoas cadastradas no Bolsa Família, o programa social mais conhecido do governo federal. Taquaritinga tem 27 mil habitantes e 19 mil eleitores, dos quais pouco mais de 15 mil votaram no último domingo.
 
Taquaritinga é um município turístico, com clima diferenciado e tem um padrão educacional consistente, que foge àquele normalmente registrado no interior do Nordeste — comentou um político que atua na região. Além do prefeito, outra liderança política da cidade também assume uma cota da responsabilidade pela vitória de Aécio no município. É o ex-prefeito Jânio Arruda, do PSD.
O único comitê que Aécio tinha na nossa cidade era do nosso grupo político. Evilásio não fez porta a porta — disse Jânio, referindo-se ao prefeito, que tem apoio de apenas três dos onze vereadores da cidade.
Deputado federal mais votado no município, o tucano Bruno Araújo credita a vitória de Aécio a outros fatores. Ele explicou que as três principais lideranças políticas do município apoiaram o ex-governador de Minas. E contou que antes dele, a deputada mais votada na cidade era a hoje ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, mãe do ex-governador e ex-presidenciável Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo durante a campanha.
Como o PSB apoiou o candidato do PSDB e a população tem muita empatia com o prefeito, que faz uma gestão interessante, esses fatos devem ter contribuído. Além disso, as principais lideranças da cidade apoiaram Aécio — disse Bruno Araújo, referindo-se a políticos do PSB, PSD, e PSDB.
Da mesma opinião compartilha a estudante Jaqueline de Fátima Morais, 27:— Acredito que Aécio ganhou no município devido à junção dos políticos da situação e da oposição de Taquaritinga do Norte. Todos ficaram do lado dele. Mesmo assim, a vitória dele foi apertada, e acredito que isso se deve aos programas sociais do governo federal, pois muita gente no município, principalmente nos sítios, sobrevive do Bolsa Família. E tanto é assim que o sindicato dos trabalhadores rurais fez campanha para Dilma — disse a universitária. — O Jânio e outros políticos de oposição fizeram muito porta a porta, pediram voto para Aécio. Não foi só o prefeito que trabalhou — afirmou outra eleitora da cidade, Lindimaura Tavares. (POR LETÍCIA LINS / O GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário