sexta-feira, 17 de julho de 2015

AMIZADE NÃO TEM PREÇO!

*Por Dr. Paulo Lima

Ultimamente tenho andado um pouco repetitivo e, vez por outra, me pego escrevendo frases que me vêem à cabeça, mas que já tive oportunidade de rabiscá-las numa outra folha de papel, em tempos pretéritos.
E isto está ocorrendo com certa freqüência. É a falta de inspiração. Isto porque, confesso, não é fácil escrever, principalmente para quem não tem o dom da escrita, como eu. Mas, teimoso que sou continuo a jogar as palavras nesta folha de papel…
Pois é. Tem dias que a gente amanhece com o pensamento longe, como diz a canção, e começamos a relembrar fatos cotidianos, acontecidos conosco, seja na solidão de quatro paredes, ou em conversas com os amigos. Ah, os amigos…, o que seria de nós, sem eles?… Nem todos, diriam vocês, e retruco, amigos que não nos compreendem, mesmo que a mensagem se dê através de um simples gesto, podem ser tudo, menos amigos. Aliás, sempre disse e repiso, que os gestos falam mais que as palavras. Esta frase não é minha, mas é a mais pura verdade, creiam.
Agora comecei a lembrar dos meus amigos e dos fatos cotidianos, nestes tempos passados, que correm pela nossa vida tal qual um rio corre por debaixo de uma ponte e vejo como são valiosos. Tão valiosos, que, tirando os nove fora não preenchem, sequer, os dedos de nossas mãos. E, efetivamente, como já disse com outras palavras e noutro artigo que nem lembro mais qual foi, amizade sincera é como o cartão “Ourocard”: não tem preço. Não acredite nisso, você que me lê. E se quiser tirar a prova dos nove, deixe de pagar o seu cartão de crédito que você vai ver o preço de sua inadimplência ou, para ser mais claro, ”você vai ver o que bom prá posse”!
Mas, confesso, eu estava devendo estas palavras aos meus amigos. Sinceramente. Amizade não tem preço!
Tanto isto é verdade que existe um ditado popular, que diz, que, se você quiser listar os seus amigos verdadeiros, os amigos do peito, eles não preenchem os dedos de nossas mãos. E é verdade. Vejam vocês que até Jesus Cristo não conseguiu, sequer, superar esta marca, eis que foi traído por dois de seus doze apóstolos, que eram, além de seus seguidores, seus amigos. Somente sobraram dez. Isto porque João o negou por três vezes e Judas, bem, Judas o traiu com um beijo na face. Mas, pergunto eu: será que, realmente, sobraram dez? Creio que não, posto que, especula-se que um deles, na verdade, era uma mulher, Madalena. O fato é que nunca teremos uma resposta. Mas, este artigo, o escrevo em homenagem aos meus poucos amigos. E talvez seja por isto mesmo que eles sejam tão valiosos.
Já pensou se você tivesse amigos que superassem os dedos da mão? Você seria uma pessoa abençoada. É que, realmente, amigos verdadeiros são muitos valiosos.  Mais valiosos que o mais puro diamante extraído das entranhas da terra. Tão valiosos que não podem, sequer, ser comparados ao mais valioso dos diamantes. Diamantes valiosos existem às dezenas. Amigos, não. Amigos não cabem nos dedos das mãos. Eu tenho alguns amigos e por isto posso dizer que sou uma pessoa abençoada, um homem feliz. E rico.
Não gostaria de declinar nomes, porque corro o risco de ofender alguém, que se considera meu amigo e que não o tenho nesta conta, posto que, como já disse, amizade sincera não tem preço. É como costumo dizer: você não gosta “por isto” ou “por aquilo”, por algum motivo. Você simplesmente gosta. E gosta de graça! Eu gosto dos meus amigos e os meus amigos são valiosos para mim, e acredito que também gostam de mim e isto é muito valioso. Vale mais que tudo na vida! Afinal, amizade não tem preço.
E se você, que me lê, conseguir contar mais amigos que os dedos da suas mãos, saiba que você é uma pessoa afortunada.
Um abraço a todos.


*DR. PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, ex Procurador Federal (aposentado) e advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário