quarta-feira, 1 de julho de 2015

Polícia prende os suspeitos de sequestro, estupros e morte de mulher em canavial

Os acusados foram identificados como Ivar Pedro da Silva e Leonardo José
JOÃO PESSOA: A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) apresentou à imprensa, no início da noite desta terça-feira (30), os dois suspeitos de envolvimento nos crimes de sequestro, estupro, homicídio e tentativa de homicídio, que tiveram como vítimas duas mulheres e um bebê de nove meses, em ato ocorrido no último dia 20 (RELEMBRE O CASO AQUI). 
Os acusados foram identificados como Ivar Pedro da Silva e Leonardo José. Na oportunidade, o secretário de Segurança, Claudio Lima, enalteceu o trabalho da Polícia Civil que desencadeou cerca de 30 agentes de investigação e três delegados, diuturnamente, no trabalho para elucidar este crime de repercussão nacional. Ainda de acordo com ele, o processo investigativo foi iniciado logo que a Polícia tomou conhecimento sobre o sequestro, ainda no dia 20.
A primeira prisão, de Leonardo José, ocorreu no último final de semana, em João Pessoa. De acordo com o secretário Cláudio Lima, ele confessou a participação na ação criminosa, mas afirmou que apenas participou do sequestro, negando o envolvimento no estupro, homicídio e tentativa de homicídio ocorrido em canavial, na zona rural de Goiana (PE). O principal acusado, Ivar Pedro da Silva, foi detido nesta terça-feira, na cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana de Recife (PE). “Por enquanto, o que se sabe nas versões apresentadas tanto pelos criminosos, quanto pela vítima é que o criminoso que cometeu o estupro é o Ivar, que tem uma vasta ficha criminal, com processos na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco, por latrocínio, por roubo, que estava preso até oito meses atrás e atualmente estava em liberdade condicional. Se tivéssemos uma legislação mais dura, esse criminoso não teria cometido essas atrocidades. Espero que agora ele fique na cadeia por muito tempo”, comentou Cláudio Lima.
DESARMADO: Ainda durante a entrevista, o delegado superintendente da Polícia Civil da região metropolitana de João Pessoa, Marcos Paulo Vilela, o Ivar Pedro da Silva, principal suspeito de estuprar as duas mulheres e matar uma delas, estava desarmado no momento do crime. A motivação inicial dos criminosos era roubar o veículo das vítimas. “Temos que considerar que eram duas mulheres, uma delas preocupada com o seu bebê, acreditando que ele estava armado. Ela não viu, mas não duvidou dele. Tem que considerar também que o suspeito, além de homem, tem uma condição física forte. Ele já havia agredido, ainda dentro do carro, fisicamente as vítimas. Inclusive, as amarrou, enquanto ele estuprava uma. Colocou na mala, inclusive amarrada, e estuprou a outra”, explicou.
VÍTIMA AJUDOU NA ELUCIDAÇÃO DO CRIME: O delegado Marcos Paulo Vilela, informou ainda que o depoimento da vítima de 31 anos, que sobreviveu ao crime, foi fundamental para ajudar os policiais a identificar e prender os dois suspeitos. “A vítima de maneira lúcida, apesar das circunstâncias que envolveram essa ocorrência, conseguiu detalhar o crime. A partir daí, conseguimos dar início as investigações e, através de toda uma logística da Delegacia de Roubos e Furtos, pelo conhecimento prévio de meliantes que atuavam no crime de roubo e de outras evidências, nós conseguimos chegar à prisão inicialmente do Leonardo e, após essa prisão, de maneira célere, conseguimos prender o segundo”, explicou.
Marcos Paulo Vilela detalhou ainda: “Uma vez preso, o Leonardo resolveu confessar o crime na presença de sua advogada, detalhou a sua participação na primeira investida, que seria o crime de roubo, e daí, citou a participação do Ivar, citado por ele como Márcio. Através de levantamentos de fotografias de criminosos e com base nos depoimentos, conseguimos apurar que Márcio seria na verdade o Ivar. A vítima o reconheceu e, no dia de hoje, conseguimos prendê-lo”.
A SEPARAÇÃO DOS DOIS CRIMINOSOS: A delegada Roberta Neiva, que participou das investigações sobre o crime, detalhou que a dupla de criminosos ao render as vítimas, no Jardim Cidade Universitária, seguiram pela Avenida Waldemar de Mesquita Accioly (Três Ruas), passaram em frente a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e entraram na rodovia BR-230, no sentido do viaduto de encontro com a BR-101. “Nesse momento houve uma conversa entre os dois autores, o Ivar (FOTO ACIMA)resolveu partir para a cidade de Goiana com as duas vítimas e a criança e o  Leonardo, que estava em uma moto, retornou para sua residência para aguardar instruções”, disse a delegada. 
Ainda segundo Roberta Neiva, o Ivar Pedro tem relações criminosas nas cidades de Goiana, Itambé e Igarassu onde cumpriu pena em regime fechado por oito anos e também tem relacionamentos na Paraíba, inclusive, com familiares morando aqui. “As informações prestadas no interrogatório dos dois se coadunam de forma veemente com o que a vítima relatou e as demais testemunhas ouvidas no processo investigativo. Não há dúvidas que os dois são os autores dessa barbárie. O principal suspeito, o Ivar, não revela o motivo aparente dos atos cometidos, mas o motivo na verdade é a maldade”, concluiu a delegada.
O CASO BÁRBARO: Caroline Teles, 31 anos, e Glória Silva, 42 anos, foram raptadas no bairro dos Bancários, no último dia 20, quando estavam conversando na frente da casa de uma delas após participarem de uma festa de São João do filho de Caroline de nove meses que também estava no carro. Dois homens em uma moto renderam as duas e as levaram até um canavial na cidade de Goiana, onde elas foram espancadas, estupradas e atropeladas. Glória Silva não resistiu e morreu no local. Caroline foi encontrada com vida na manhã do dia 21, e socorrida para um Hospital em Paulista, com poli traumatismo, mas sem risco de morte. A criança também foi encontrada a dez metros do local do crime, amarrada e também foi socorrida em estado de choque, como muita fome e picadas de insetos, mas também sem risco de morte.

SUSPEITO TENTA SUICÍDIO NO INTERIOR DE CELA: Um dos dois suspeitos presos pelo sequestro de duas mulheres e um bebê de nove meses tentou suicídio, na tarde desta terça-feira (30), no interior da cela que está detido, na Central de Polícia, no bairro do Varadouro. 
O acusado, identificado pelo nome de Ivar Pedro da Silva, tentou cortar os pulsos com um pedaço de cerâmica arrancada das paredes. A informação não foi confirmada pela Polícia Civil. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para socorrer um dos presos no interior da Central de Polícia. 
Ele sofreu ferimentos nos braços. O atendimento foi realizado na própria cela. “A gente foi chamado para atender uma pessoa que tentou cortar os pulsos, ele mesmo se cortou nos dois pulsos. O estado dele é bom, foi realizada a sutura e ele vai permanecer aqui na Central de Polícia. Ele está consciente e orientado”, disse a enfermeira Danielle Torres à reportagem da TV Correio. “Ele estava calado, de cabeça baixa e não falou nada. Ele demonstra estar bem preocupado e pensativo”, complementou a enfermeira. (FONTE: Ângelo Medeiros / WSCOM Online /Crédito: Reprodução / Instagram @Moficorreio / Blog do Anderson Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário