sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Seu Quincas e as UPP’s

*Por Dr. Paulo Lima

Fazia alguns dias que não ouvia falar de “seu Quincas”, o nosso conterrâneo meio invocado e metido a conhecedor de política.

Eu não sei se você, que faz parte de minha meia dúzia de fiéis e pacientes leitores lembra dele, mas, vez por outra  se envolve em polêmicas, algumas delas por mim já retratadas em artigos passados, a exemplo daquela em que “seu Quincas” surpreendeu algumas beatas falando mal do Papa Francisco, perto da Catedral da Sé, em São Paulo. Estava ele indo à igreja agradecer a São José, padroeiro de nossa cidade, pelas graças alcançadas, quando ouviu uma delas falar, que, se o Papa Francisco continuasse com essas ideias de comunista ia terminar sofrendo impeachment! “Seu Quincas” virou-se no cão, mas o resto da estória vocês devem estar lembrados e não vou repisar. Se alguém que não leu quiser dar uma olhadinha, é só acessar o blog “Jornal de Cararu”, mas precisamente na página dos colunistas (eu estou lá de enxerido que sou) e procurar o artigo intitulado “O Impeachment do Papa”, que foi publicado em 19 de dezembro de 2014.  Para quem não sabe, “seu Quincas” adora a nossa terrinha, Vertentes, já que é um matuto que se orgulha de ter nascido e sido criado em terras do Sítio Contendas, onde vive até hoje, e dali só sai para visitar alguns de seus 12 filhos, que moram lá para as bandas do Sul, como diz ele, duas ou três vezes ao ano.  E sempre viaja de avião, segundo ele, graças a Lula, que barateou as passagens, vejam vocês?!
Sábado que passou encontrei “seu Quincas” conversando animadamente com amigos, no “point” político de nossa cidade, que se localiza na esquina das ruas Dr. Emídio Cavalcanti e General Dantas Barreto, pertinho da nossa Matriz de São José. A conversa estava animada porque seu Quincas, que havia voltado há poucos dias do Rio de Janeiro,  tinha visitado uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora na comunidade onde mora uma de suas filhas, no morro do Andaraí e contava maravilhas… Dizia ele que o Governo do Estado devia implantar essas unidades policiais nas cidades interioranas, a exemplo de Toritama, Taquaritinga do Norte e Vertentes - posto que a violência está de lascar - e isto certamente resolveria a questão.
Não terminou de falar porque foi interrompido por um deles, Djalma (o nome é fictício, claro) que é metido a intelectual e também conhecedor de política, o qual afirmou que “seu Quincas” estava falando besteira, vez que, depois da instalação dessas UPP´s no Rio, a população, que antes sofria nas mãos dos traficantes de drogas, agora estava sob o domínio das milícias. Para complementar o seu raciocínio Djalma perguntou a “seu Quincas” se já tinha visto a quantidade de calçamentos que o prefeito tinha feito nesses últimos meses em Vertentes? “Claro”, respondeu “seu Quincas”. “Está calçando até o restante da estrada da Chã do junco?”… “E o açude de São José, vai ficar uma beleza, não é?” “Vai sim”, respondeu “seu Quincas”… “É muito dinheiro gasto nessas obras, não é?” Seu Quincas, embora tenha assentado positivamente com a cabeça, já estava ficando desconfiado e perguntou aonde Djalma queria chegar… “A lugar nenhum, já que o dinheiro não é meu, mas bem que poderia ser aplicado em segurança”… Ao que “seu Quincas” retrucou: “deixe de ser ignorante, homem, segurança é com o Estado;  e o dinheiro é nosso, sim, posto que vem para ser investido em benefício de todos“… Pois é, finalizou Djalma: “com esses ´recursos próprios´, bem que o prefeito poderia ter investido na compra de câmeras de monitoramento e na criação, através de concurso público, de uma Guarda Municipal com poder de polícia; certamente não resolveria o problema da violência, mas já seria um bom começo”… “Seu Quincas” ficou calado e pensativo por alguns instantes, mas, como a última palavra tem que ser dele, saiu-se com essa: “Mas eu não digo que você é burro, homem!? E Quem disse que isso dá lucro?” E encerrou a conversa.

*DR. PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, ex Procurador Federal (aposentado) e advogado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário