quinta-feira, 14 de abril de 2016

CULTURA: Divulgados nomes das homenageadas da IX edição do Curta Taquary

A cidade de Taquaritinga do Norte vivenciará entre os dias 18 e 22 de abril a 9ª edição do Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem. A direção do evento divulgou nesta quinta-feira os nomes das homenageadas dessa edição. As futuras premiadas pela contribuição a sétima arte serão a atriz Hermila Guedes, a cineasta e ilustradora Rosana Urbes e a cineasta Katia Mesel.

A atriz pernambucana Hermila Guedes também receberá a homenagem do Curta Taquary pela sua contribuição ao cinema. 
Em sua trajetória cinematográfica recebeu diversos prêmios, o primeiro logo aos 20 anos como Melhor Atriz no curta O Pedido, no 4° Festival de Cinema de Pernambuco e no 10° Cine Ceará. No filme O Céu de Suely (2006), conquistou o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro como Melhor Atriz e Revelação. 
Pela atuação na obra, também foi agraciada com o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Havana, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Festival do Rio e na Associação Paulista dos Críticos de Arte. Além disso, recebeu prêmios com as produções Boca (2012) e Era Uma Vez Eu Verônica (2012). 
Na televisão atuou em Por Toda a Minha Vida – Elis Regina, em 2007, Ciranda de Pedra, em 2008, Amor Eterno Amor, em 2012, entre outras.



A pernambucana Katia Mesel arquiteta, artista gráfica e cineasta, possui, ao longo de sua trajetória, mais de 300 documentários realizados. Todos produzidos em variados modelos de apresentação, mídias, categorias e formatos. 
Grande parte de seu trabalho apresenta a cultura nordestina, mas também há produções realizadas em diversos estados brasileiros e no exterior. Um dos destaques de sua carreira é que foi a primeira mulher, atuando como cineasta, a participar de um festival de cinema nacional, a II Jornada de Cinema da Bahia, em 1973. 
Entre seus trabalhos, o documentário em curta-metragem Recife de Dentro Pra Fora, filmado em 35mm, recebeu inúmeros prêmios na década de 90. Além disso, atuou como curadora, palestrante, júri, e, também, recebeu diversas homenagens em outros festivais.
Outra figura com importantes contribuições é a paulista Rosana Urbes. Autora do curta-metragem Guida, a produção foi a mais premiada do Festival Anima Mundi, quem ocorreu em São Paulo, em 2014. Recebeu o prêmio de Júri Popular, o Prêmio Canal Brasil, Melhor Curta Brasileiro, Prêmio BNDS e Melhor Curta do Festival. Primeira mulher a vencer o Anima Mundi na categoria Melhor Curta-Metragem, Rosana é ilustradora, animadora e storyboard artist.
O Curta Guida ainda rendeu outros prêmios à diretora, como a menção honrosa pela Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) no Festival de Annecy e o prêmio “Jean-Luc Xiberras” de primeiro filme para a diretora. 
Seu sucesso não é apenas no Brasil, a artista trabalhou durante oito anos nos estúdios Disney. Por lá, colaborou na produção de filmes como Mulan (1998), A Nova Onda do Imperador (2000), Lilo & Stich (2002), entre outros. (Fonte: https://www.facebook.com/CurtaTaquary/?fref=ts)

Nenhum comentário:

Postar um comentário