sexta-feira, 20 de maio de 2016

Defesa da transposição do Rio Amazonas fará ato no Agreste

Meio por cento da vazão da bacia hidrográfica do Amazonas, que joga no oceano atlântico 200 mil metros cúbicos de água por segundo, resolveria o problema da seca do Nordeste. É o que defende um projeto do Movimento Nordestino pela bacia do Amazonas, que propõe levar, por meio de tubulações, água do município de Breves, no Pará, até a cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco.
A obra permitiria benefícios, como a perenização de rios do semiárido, o enchimento de barragens e a irrigação de terrenos de agricultura. Com objetivo de disseminar a ideia e debater a proposta, um ato foi marcado para o próximo dia 03, às 10 horas, em Taquaritinga do Norte. O evento, que será o segundo promovido pelo grupo, já tem a presença confirmada do deputado Rômulo Gouveia (PSB-PB). Após o seminário, o projeto será encaminhado ao presidente interino Michel Temer (PMDB).
De acordo com o organizador do movimento, Geo Caldas, uma obra semelhante é feita no Peru. "Eles irrigam 25 milhões de hectares com água da bacia do Amazonas Peruana. O mundo todo está fazendo transposição e nós temos condições de irrigar 20 milhões de hectares", disse. Segundo ele, a proposta não prevê danos ambientais porque a quantidade tirada seria insignificante diante do tamanho total da bacia, que têm mais de sete mil afluentes. Ela tem, com folga, o maior fluxo de água por vazão do mundo. A segunda, na África, despeja 46 mil metros cúbicos por segundo no oceano. 
O projeto de transposição da bacia do Amazonas, defendida pelo movimento, é duas vezes maior que a do Rio São Francisco, que está com 81% de obra concluída e prevê a retirada de 26,4 metros cúbicos de água por segundo nas épocas de estiagem. Quanto aos recursos necessários, Caldas sugeriu que ela fosse viabilizada por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).  "Água virou commodities e é algo viável. Temos uma bacia monstruosa e estamos aqui sofrendo. Não estamos aproveitando", acrescentou.

Um comentário:

  1. Isso sim e' buscar o desenvolvimento, combate a crise, fome, sede...
    Que todos nos brasileiros nos unamos para que este grandioso projeto se torne uma realidade, e breve.
    Desejo sucesso e parabenizo os idealizadores.
    Tem meu voto.

    ResponderExcluir